Imagine que você quer abrir um
supermercado, e que o seu sonho é se tornar o dono de uma grande loja do
Carrefour (não estou ganhando nenhum extra por esse merchandising gratuito, só
pra constar caso alguém desta rede de supermercados me leia...), sendo que em
um primeiro momento você só tem uma prateleira com duas marcas de arroz, duas
de feijão, três de macarrão, um de sal e uma de óleo de soja... Quanto tempo
você acha que vai levar para se tornar um Carrefour? MUITO TEMPO, talvez seja a
resposta mais lógica!
"Mas o que isso tem a ver
com o título do texto, Murillo?" Simples, o fato de que muitas vezes nós
somos idênticos ao dono desse mercadinho: começamos uma coisa "do
nada", com a cara e com a coragem, com pouca estrutura, pouca experiência,
pouco conhecimento da área, mas com um grande sonho.
Mas que tal analisar o que pode
ser feito nesta situação, e quem sabe assim extrair alguns exemplos para a
nossa prática?! Vamos nessa?!
Se você fosse o dono deste
mercadinho, o que você faria para crescer? A resposta mais óbvia, em meu ponto
de vista é: contas! Não digo, contas
no sentido de se endividar, mas no sentido de colocar no papel os dados que
você tem sobre a relação custo, investimento e retorno. Se você tem mil reais
por mês para administrar o seu mercadinho, o que você deve fazer?
Algumas dicas para a pergunta
anterior seriam priorizar as despesas fixas, verificar a razão de renda bruta,
renda líquida e percentual de investimento para obtenção de retorno, e etc.
Existem coisas na área de gestão de carreira que psicólogos ao menos fazem
ideia de que existem, como uma coisinha que muitos contabilistas conhecem como
"ponto de equilíbrio financeiro", por exemplo (se quiser saber o que
é isso, clica aqui).
O que eu quero dizer com isso? O primeiro grande erro dos psicólogos é
tratar seus sonhos como se fossem simples sonhos, e não projetos! Ora,
sonhos nada mais são do que projetos que ainda não foram sintetizados, então
nada melhor do que fazer uma análise de viabilidade de sonhos e partir para a
ação.
Oras, mas isto envolve muito planejamento, que deve ser a etapa
imediatamente anterior à da execução, porque executar coisas sem planejar
pode até dar certo, mas na maioria das vezes significa cometer suicídio
empreendedor. Então aí vai a primeira dica: assim como você pode perceber que o
dono do mercadinho entrou de cabeça em um negócio sem saber de nada, você pode
estar entrando na psicologia clínica do mesmo jeito. Não basta simplesmente
abrir uma sala com um bonito sofá e esperar as pessoas aparecerem! Ser psicólogo, assim como qualquer outro
negócio envolve planejamento!
E daí vem o segundo grande erro: psicólogos, geralmente, não sabem fazer
investimentos! E eu até acho isso relativamente normal para uma profissão
onde metade das pessoas odeia a matemática, e a oura metade também não gosta
dela... Se você vai entrar na psicologia clínica, aprenda: como em qualquer
outro negócio você deve fazer investimentos! Parece óbvio isso, se não fosse o
terceiro problema...
Psicólogos, geralmente, não sabem a diferença entre custo e
investimento! Muitos acham que comprar uma poltrona de R$ 2.000,00 vai
fazer a diferença, porque "consultório bom é consultório chique", ou
que pessoas "gostam de ser atendidas no luxo"... meu querido, vou te
contar um segredo: quem está realmente precisando de ajuda recebe atendimento
até sentado no chão se for preciso! Isso desde que ele tenha confiança em que o
seu trabalho é bom e que realmente irá ajudá-lo. PRESTE ATENÇÃO: não estou dizendo que você não deve comprar bons
móveis ou que pode atender seu cliente sentado no chão, mas daí se você tiver
10 mil reais para investir, e usar 1/5 disso para uma cadeira, você realmente não
sabe a diferença entre custo e investimento.
Investimentos devem ser feitos na
razão de um bom planejamento estratégico e financeiro, e se você não faz a
mínima ideia de como fazer isso, relaxe, vou te mostrar uma alternativa para
você aprender posteriormente...
Mas depois de observar todas
estas questões de planejamento (e olha que nem comecei, pois poderia escrever
várias coisas sobre isso), você deve se lembrar que existem uma série de
variáveis que também devem contar neste processo de se tornar um psicólogo
clínico: experiência, postura, imagem, técnica, ética... etc, etc, etc.
Se eu fosse me ater a cada um
destes pontos, daria um livro (e quem sabe não dê no futuro... ^^), mas o que
eu quero dizer é que: o tempo que você
vai levar para se estabelecer no mercado da psicologia clínica está diretamente
relacionado ao tipo de estratégia que você adota e, geralmente, psicólogos
sem estratégia nenhuma patinam muito tempo sem sair do lugar...
"MURILLO, ME DÊ NÚMEROS, EU
QUERO NÚMEROS, N-Ú-M-E-R-O-S!!!"... Calma amigão, já chegamos lá! Esse
textão aí pra trás foi necessário para você entender que não há uma equação que
demonstre com exatidão o caminho que deve ser percorrido até o alcance do
sucesso na clínica (até porque você verá que, em psicologia clínica, o conceito
de sucesso é muuuito relativo), mas uma coisa eu posso dizer... um psicólogo com estratégia normal,
dificilmente alcança um ponto de equilíbrio financeiro antes dos dois ou três
anos na clínica (pelo menos na cidade de Goiânia)! Uns poderão levar mais
do que isso, outros muito menos, porque tudo isso depende de uma série de
condições. Mas existem coisas que podem adiantar esse processo? Claro que sim!
Eu mesmo tenho já acompanhado uma
centena de psicólogos desde que me graduei, e puder analisar de perto as
estratégias e habilidades de muitos deles, e com base nisto, minha equipe e eu
estamos desenvolvendo hoje um programa para construção de habilidades,
estratégias e planejamento de carreira para psicólogos clínicos, o Start'Upsi, uma escola para gestão de
carreira de psicoterapeutas. Caso você queira saber mais é só clicar aqui.
Enfim, como disse anteriormente,
tudo depende de uma série de etapas: 1)
Sonho; 2) Planejamento; 3) Execução; 4) Avaliação; 5) Aperfeiçoamento.
Espero em breve poder escrever mais a fundo sobre estes pontos, mas desde já eu
lhes adianto: você dificilmente encontrará a satisfação pessoal e profissional
sem passar por todos estes pontos... E aí, precisa de ajuda? Em qual etapa
destes cinco pontos você está? Deixe aí nos comentários, quem sabe a gente possa trocar umas ideias... =)
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Imagem: Extraída do Google Imagens
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Sobre o autor
Murillo Rodrigues dos Santos, é psicólogo (CRP 09/9447) graduado
pela PUC Goiás (Brasil), com formação em Terapia de Casais e Famílias pela
Universidad Católica del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade
Federal de Goiás (Brasil). Possui aperfeiçoamento profissional pela Brown
University (EUA) e Fundación Botín (Espanha). Já estudou gestão e empreendedorismo
pela Finnovarregio Fondattion e pelo Parlamento Europeu (Bélgica), pela
Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Estudar (Brasil), e atualmente está se
preparando para fazer formação em gestão na Harvard University (EUA) em
parceria com a Universidad Autónoma de Madrid (Espanha).
Estou no sonho ainda, pois estou no 8° período da graduação. Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirOi Nilson, esperamos que você possa realizar seu sonho em breve! Planeje bem, e faça uma boa execução do seu plano que tudo vai dar certo! Conte conosco! :)
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