As
brincadeiras podem facilitar diversas atividades que as crianças executam todos
os dias: comer, tomar banho ou dormir, por exemplo, que podem ser atividades em
que elas reclamam, ficam irritadas ou não querem fazer. Às vezes, esses
momentos podem ocorrer com tanta frequência que passam a se tornar eventos
estressantes.
Alguns
exemplos de como o ato de brincar pode ajudar nesses momentos:
- Levar um convidado de honra (um brinquedo) para a mesa de jantar;
- Tomar banho com música;
- Guardar os brinquedos antes dormir juntos (país e filhos).
Com essas
pequenas atitudes o dia com a criança pode ficar mais leve, alegre e com muito
amor. Talvez não dê para ser assim todos os dias, mas essa leveza contagia. E a
colaboração das crianças aumenta a cada dia.
É possível
brincar e aprender ao mesmo tempo. A brincadeira é uma necessidade e atividade
espontânea da criança, em que ela aprende enquanto brinca. Na brincadeira a
criança desenvolve suas potencialidades (facilidades), como também trabalha com
suas limitações (dificuldades).
O brincar
também é uma forma de comunicação, e ajuda as crianças no desenvolvimento
físico, mental, emocional e social. Por meio das brincadeiras, a criança
fantasia, imita os adultos e adquire experiências para a vida adulta. A
brincadeira é, portanto, uma atividade necessária e saudável na infância, pois
por meio dela a criança constrói o seu próprio mundo e se projeta no mundo
real.
Outra questão, também
muito importante, é ensiná-las a guardar os brinquedos - "brincar é muito
legal, mais guardar os brinquedos também" - as crianças aprendem muito
guardando seus brinquedos: aprendem se organizar, a ter cuidado, e o mais
importante, a ter respeito pelas suas próprias coisas e pelas coisas do outro. Esses
são exemplos de aprendizados que se iniciam quando demonstramos para a criança
a importação de se guardar os brinquedos depois da brincadeira.
Mas como
fazer isso? Convidando a criança para essa tarefa, por exemplo. "Vamos brincar
de quem guarda mais rápido?!" pode ser uma excelente fala para ajudar
nesta tarefa.
Outra
maneira de demostrar a importância de se guardar os brinquedos é mostrando para
as crianças como é bom iniciar as brincadeiras com tudo arrumado e organizado. Guardar
os brinquedos brincando se torna uma atividade prazerosa tanto para a criança,
quanto para o adulto.
O brincar faz
parte da vida da criança. Atualmente as brincadeiras vêm sendo cada vez mais
esquecidas e substituídas por outras atividades como: assistir televisão, jogar
vídeo game, computadores, esportes, entre outros, e precisamos refletir sobre
as consequências disso.
São nas brincadeiras que as crianças afirmam seu
SER, adquirem AUTONOMIA e exploram o mundo, aprendendo regras e limites. Os
momentos de brincadeiras são oportunidades de interação com outras crianças,
desenvolvendo seu modo de se expressar, fazendo descobertas, experimentos,
formando conceitos, distinguindo seus desejos, necessidades e fantasias da
realidade.
Por isso é
importante que os pais permitam que as crianças tenham a oportunidade para
vivenciar as suas IDÉIAS, para poder compreender seu significado na vida real.
Nos últimos
anos, percebe-se o avanço tecnológico, conectando as crianças ao mundo
rapidamente, ocasionando transformações nas relações entre pais e filhos, e nas
relações consigo mesmos. Transformações essas que podem ocasionar solidão ou
até mesmo depressão, por estarem tão isoladas.
E com as
brincadeiras que as crianças se desenvolvem, aprendem a pensar, a interpretar e
a interagir com o mundo que as cerca.
As
brincadeiras facilitam as expressões e comunicações, por meio do brincar,
pode-se promover na criança o bem-estar e um funcionamento saudável na sua
interação com o meio.
Imagem: Extraída do Google Imagens
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Sobre a autora:
Ludmilla
Rodrigues Fernandes Gomes, é psicóloga
(CRP 09/11054) graduada pela Universidade Estácio de Sá (Brasil), estudiosa da
técnica DIR Fortime, atende com ênfase na Gestalt Terapia, ministra palestras
com o objetivo de fazer com que pais desenvolvam relações mais saudáveis com
seus filhos.
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