Bater
ensina?
Quando os
pais batem nos filhos, as crianças podem aprender 3 tipos de coisas:
A primeira
delas é a ter medo do mais forte, e isso quer dizer, ter medo do adulto, da
criança que é maior na escola, ou até mesmo de seu chefe, quando ela já for
adulta.
A segunda
coisa que ela pode aprender é que bater é uma possibilidade para resolver os
seus conflitos: quando ela ingressa na escola, mediante qualquer dificuldade,
pode reagir batendo nos seus coleguinhas.
A terceira
coisa que ela pode aprender é que bater é melhor do que conversar: normalmente
quando os pais batem nos filhos, eles estão em busca de controle, e não ensinam
a crianças sobre como de fato elas devem se comportar.
Enquanto
psicóloga que trabalha com crianças, realmente acredito que bater não é a
melhor opção, e que podemos procurar outros caminhos, outras maneiras, e ajudar
os país a encontrá-las.
E o castigo?
Se o
primeiro ponto deste texto se refere à punição física, o segundo se refere à
outra forma de punição: o castigo.
O castigo
pode ser feito pela privação de algo que a criança goste ou queira, ou pelo
impedimento de alguma ação que ela gostaria de fazer, dentre outras coisas. Mas
muitas vezes ele gera consequências negativas: após saírem do castigo as
crianças ficam irritadas e com muita raiva, e o que é pior, muitas vezes não aprenderam
nada com a punição recebida.
Os pais
precisam ensinar as crianças sobre as consequências de seus atos, ao invés de
simplesmente puni-las as, ou seja passar a educá-las sobre o resultado de seus
atos e com essa atitude a criança pode perceber que toda ação dela tem uma
reação.
Mas e a birra?
A birra é um
movimento que parece natural das crianças, mas que na verdade é socialmente
aprendido. Como assim? Os pais, geralmente, ensinam a criança que se estas
fizerem determinados tipos de comportamento podem ter as suas necessidades
satisfeitas, por exemplo: se uma criança está no supermercado e começa a chorar
por causa de um chocolate, e os pais para verem ela parar de chorar dão o
chocolate, a criança aprende que ao chorar no supermercado ela consegue o que
quer. Assim ela aprende a fazer birra, ou seja, ela só funciona se os pais
permitirem.
Mas o que
fazer no momento da birra? Aqui vai ma dica importante: os pais precisam ter
calma, olhar nos olhos da criança e dizer que dessa forma você não está
entendendo, e que quando ela se acalmar você estará ali para ela dizer o que
quer. Assim a criança irá conseguir se expressar, e falar de outra forma que
não seja a birra.
E quando a criança não quer comer?
Tenha
cuidado para não se tratar de um distúrbio alimentar (procure um médico e/ou um
psicólogo quando você ver que as coisas podem estar muito graves), que pode se
expressar de várias formas nas crianças, dentre as quais quando a não consegue
ou se recusa a comer ou beber uma quantidade ou variedade de alimentos
suficientes para manter uma nutrição adequada, por exemplo.
A ausência
de alimentos, pode acarretar várias complicações para as crianças, como falhas
do crescimento, diminuição da energia para a realização de atividades
cotidianas ou impedir o correto desenvolvimento do cérebro, dentre outras.
E o
interessante é que as falhas do crescimento contribuem para uma alimentação
precária, se transformando em um ciclo disfuncional para o desenvolvimento da
criança.
Para finalizar...
Pais observem
os hábitos dos seus filhos, acompanhem suas rotinas, estejam presente em suas
vidas. Um dos grandes desafios dos pais é ensinar os filhos as formas saudáveis
de se socializar com regras e limites.
Há muitas
formas de ser mãe, pai, filho e filha, não existe uma forma correta, mas
existem formas mais fáceis de estabelecer convivência, que promovem
crescimento, já parou para pensar nisso?
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Imagem: Extraída do Google Imagens
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Sobre a autora:
Ludmilla Rodrigues Fernandes Gomes, é
psicóloga (CRP 09/11054) graduada pela Universidade Estácio de Sá (Brasil),
estudiosa da técnica DIR Fortime, atende com ênfase na Gestalt Terapia,
ministra palestras com o objetivo de fazer com que pais desenvolvam relações
mais saudáveis com seus filhos.
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