O primeiro "C" que eu percebo em todo profissional de
sucesso é o da COMPETÊNCIA, que no
sentido deste texto, pode ser entendida como uma soma de habilidades ou
conhecimentos autorizam ou capacitam um sujeito a realizar algum tipo de
tarefa. Todo e qualquer bom profissional sempre será conhecido por sua
capacidade de executar algo. Sendo assim, para desenvolver bem as suas
competências, você deve se perguntar sobre quais são as áreas que você possui
maior facilidade ou consegue se destacar, porque ao se trabalhar bem sobre
elas, você sempre irá treinar cada vez mais esta habilidade. DETALHE: Não se esqueça também que você
precisa trabalhar os pontos em que possui dificuldades, então separe também um
tempo para isso.
O segundo ponto que eu quero destacar é a capacidade que todo bom
profissional possui para estabelecer CONEXÕES,
ou seja, a capacidade que estas pessoas possuem de se ligar à outras e extrair
capital social, intelectual, político e financeiro. Todo grande profissional
possui uma grande rede de apoio ao seu redor, seja ela de conselheiros, amigos,
investidores, mentores, ou mesmo uma boa equipe técnica. Essa capacidade de
estabelecer redes de contatos é que o que se conhece como networking.
Geralmente você vê muita gente reclamando: "Ai, mas fulano de tal só
conseguiu emprego por causa de Q.I. (quem indica)", como se isso fosse um
demérito! Geralmente, essa pessoa frustrada possui uma baixa qualidade de
relações, que não geram confiança ao redor de sua pessoa, e que dificulta o seu
encaixe. Mesmo que você tenha trabalhado como empregado em algum local, ter um
bom networking pode significar ter uma recomendação de um chefe ou gerente, por
exemplo... Como anda o seu networking?
E neste sentido, se encaixa bem o
terceiro ponto, que é a capacidade
que grandes profissionais tem de estabelecer uma boa COMUNICAÇÃO, seja ela entre sua rede de contatos, com seus
superiores ou subordinados, ou com quem quer que seja... você já parou para
perceber que a grande maioria dos líderes legítimo, que chegaram em pontos
muito altos em sua carreiras, possuem uma tremenda capacidade de comunicação?! "Mas, Murillo, eu não sei fazer grandes
discursos", você poderia me dizer! E eu te responderia que você não
precisa ser um mestre da oratória, mas que simplesmente precisa desenvolver a
capacidade de saber compartilhar informações, sejam elas a respeito de temas
técnicos, emocionais, intelectuais, ou quaisquer que sejam, na hora certa de
forma habilidosa.
O ponto anterior também te levará
ao quarto, que é o CARISMA, que neste texto pode ser
entendida como a capacidade de despertar encantamento, fascinação, nas outras
pessoas. Isto está diretamente ligado à Inteligência Emocional, que passa por
dois conceitos: a capacidade de perceber as emoções dos outros (e de alguma
forma contê-las), e a capacidade de expressar as próprias emoções de forma
harmoniosa. Uma pessoa carismática tem a capacidade de fazer as pessoas se
sentirem queridas e trazê-las para próximo, gerando assim um poder de persuasão
e de liderança bastante intensos - dificilmente uma pessoa de sucesso não será
líder nos espaços onde atua.
E por fim, o quinto ponto, e que
dá sustentação a todos os demais, é o CARÁTER, que quer dizer sobre a orientação
ética das pessoas. É a capacidade que o sujeito tem de fazer aquilo que é bom,
melhor ou menos doloroso, sempre considerando os que estão ao redor, com a
maior transparência possível, respeitando o diverso (mesmo que não concorde com
este). Todo caráter sólido inspira confiança, e esta, por sua vez, é um
elemento fundamental para o sucesso. Pessoas que não tem caráter geralmente
terão maior dificuldade para fazer negócios ou estabelecer vínculos, justamente
pela dificuldade em inspira solidez nas relações, pois as suas regras de
convívio costuma variar conforme à sua própria conveniência, o que dificulta na
geração de capital (seja ele de qual espécie for).
Enfim, este texto é focado para
psicólogos, mas vocês podem ver que tais pontos se aplicam a qualquer trabalhador
que busque sucesso profissional, e para alcançá-lo tudo depende de estratégias
adequadas e de um bom posicionamento pessoal no mercado de trabalho.
Estou publicando este texto no dia 19 de Maio de 2017, e em breve
abriremos uma nova turma para ajudar profissionais a desenvolver habilidades
profissionais para melhor encaixe no mercado de trabalho. Quer saber mais?
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E aí, este texto serviu de alguma
forma para te fazer pensar sobre suas habilidades? Precisa melhorar em alguma
delas? Comenta aí!
Boa sorte!
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Imagem: Extraída do Google Imagens
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Murillo Rodrigues dos Santos, é psicólogo (CRP 09/9447) graduado pela PUC Goiás (Brasil), com formação em Terapia de Casais e Famílias pela Universidad Católica del Norte (Chile). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Possui aperfeiçoamento profissional pela Brown University (EUA) e Fundación Botín (Espanha). Já estudou gestão e empreendedorismo pela Finnovarregio Fondattion e pelo Parlamento Europeu (Bélgica), pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fundação Estudar (Brasil), e atualmente está se preparando para fazer formação em gestão na Harvard University (EUA) em parceria com a Universidad Autónoma de Madrid (Espanha).
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