O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)?


A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem teórica, desenvolvida nos anos 60 por Aaron Beck a partir do pressuposto de que o modo como o paciente/cliente percebe e processa as situações e a realidade influencia no modo como ele se sente e se comporta.
A TCC foi desenvolvida como uma abordagem breve, estruturada e orientada para o presente, integrando técnicas e conceitos vindos das abordagens cognitiva e comportamental.
“Uma característica definidora da TCC é o conceito de que os sintomas e os comportamentos disfuncionais são cognitivamente mediados e, logo, a melhora pode ser produzida pela modificação do pensamento e de crenças disfuncionais” (Knapp & Beck, 2008).
O terapeuta cognitivo comportamental precisa estruturar as sessões e planejar procedimentos terapêuticos que sejam mais prováveis de produzir mudanças para cada determinado cliente/paciente. Desse modo, é muito importante que o terapeuta conheça os princípios, procedimentos e técnicas específicos dessa forma de psicoterapia e possua uma ampla variedade de habilidades terapêuticas para que haja eficácia no tratamento.
É certo que não há processo terapêutico sem vínculo, e isso não poderia ser diferente na TCC. “A TCC não é um conjunto de técnicas aplicadas mecanicamente como poderíamos pensar à primeira vista” (Knapp & Beck, 2008) e como muitas pessoas que não a conhecem pode chegar a dizer. Por isso, é muito importante que estudantes e mesmo profissionais tenham conhecimento acerca dos procedimentos e funcionamento da abordagem. 
A pesquisa e prática clínica acerca da TCC tem mostrado que ela é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, em uma ampla variedade de transtornos psiquiátricos, desde depressão, suicídio, transtornos de ansiedade e fobias, síndrome do pânico, transtornos de personalidade, abuso de substâncias, problemas interpessoais e raiva, hostilidade e violência, entre outros.
“Alguns estudos de resultado usando neuroimagem recentemente confirmaram o que já se previa: as TCC produzem mudanças fisiológicas e funcionais em muitas áreas cerebrais” (Knapp & Beck, 2008).
Isso reflete o quanto a TCC tem crescido e se desenvolvido, assim como os benefícios de um trabalho extensivo e de qualidade. O conhecimento colocado em prática de forma correta produz resultados incríveis. E o nosso papel é tentar compartilhar conhecimento através do Grupo de Estudos em Terapia Cognitivo Comportamental.

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Referências
Knapp, Paulo, & Beck, Aaron T. (2008). Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria30(Suppl. 2), s54-s64.

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Sobre a autora:

Patrícia Lessa Lopes, psicóloga (CRP 09/11115) graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), cursando pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental no Incursos (Brasil). Atende adolescentes e adultos, e já atuou no Programa Justiça Terapêutica  do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.

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