Uma visão gestáltica sobre o Bullying


O Bullying se caracteriza por um conjunto de comportamentos de cunho agressivo, intimidador e repetitivo adotado por um ou mais estudante contra outro causando angustia, repressão e dor. Geralmente o agressor tem algum tipo de vantagem sobre a vítima, como tamanho, idade e influência dos outros colegas, evidenciando uma relação desigual de poder. (Neto, 2005). Tem como objetivo ridiculizar ou expor causando mal-estar de forma intencional e repetitiva (Carvalhosa, Lima e Matos, 2002).

O perfil do agressor é provocador, intimidador sem nenhum motivo aparente. Tem atitudes positivas para com a violência e maior probabilidade de se sentirem deprimido. Apresenta dificuldade em fazer amizade e se relacionar com os pais. Já a vítima tem atributos de passividade, poucos amigos e sofrem rejeição dos pares. Também se sentem deprimidas (Carvalhosa e colaboradores, 2002).

Em uma conversa informal sobre esse tema percebi que parte os efeitos do bullyingsão pouco entendidos ou simplesmente justificados com frases como: “eu sempre tive vários apelidos e nem por isso me tornei uma pessoa ruim” ou “isso é coisa de criança, acontece com todas” ou ainda “eu também colocava apelidos maldosos nos meus colegas de sala”. De fato, esse comportamento é comum,mas qual é o limite para essas brincadeirinhas não virarem violência? Qual é a interferência disso no desenvolvimento psicológico da criança? Como combater esse tipo de comportamento?

Para compreender a complexidade da violência é necessário concebe-la como um fenômeno sociocultural porque afeta o homem em sua totalidade gerando agravos físicos, mentais, emocionais e espirituais, diminuindo assim sua qualidade de vida. Com efeitos negativos na saúde coletiva do indivíduo, ações que previnam atos violentos devem ser realizadas desde a primeira infância até a terceira idade.

Estando envolvida na vida do homem desde muito cedo, a violência é considerada um problema de saúde pública, acarretando enormes gastos com suas consequências. Para combater esse mal é indispensável desenvolver políticas públicas que estimulem a culta da paz a começar pelas crianças.
Entender de que forma o bullying aparece nas escolas é uma maneira de traçar estratégias de enfrentamento, porém para isso se faz necessário uma rede que envolve toda comunidade escolar. Os professores devem estar atentos a forma que as crianças e adolescentes se relacionam e os pais devem saber o que acontece para além das notas.

Ampliar o olhar para a criança, sendo ela vítima ou agressora (podendo ela transitar entre esses dois papéis) é um desafio diário das pessoas que se relacionam com esses seres em construção. A postura ética assumida por esses adultos deve partir do ponto de vista da própria criança considerando sua capacidade de ajustamento criativo e sua individualidade (Lizias, 2010).É importante lembrar que essa é uma fase de infinitas descobertas onde o respeito ao outro pode ser ensinado de diversas formas: estimulando, corrigindo, sendo rede de apoio e segurando confiança.

Adotar e cultivar atitudes de inclusão, auto percepção e equidade são possibilidades de intervenção. Uma das técnicas que pode ser usada é a desenho do contorno do corpo, desenho em grupo onde todas crianças fazem um mural comum, jogos de trocas de papéis, trabalho com argila, entre outros (Oaklander, 1980). Usando recursos básicos em sala ou em casa é possível encontrar-se com a necessidade da criança de ser ouvida, dando o subsidio necessário para a melhor forma de crescimento e desenvolvimento para a criança.

Referências
Carvalhos, S. F., Lima, L., Matos, M. G.(2002). Bullying –A provocação/vitimação entre
pares no contexto escolar português.Retirado dia 18 de abril de 2018 do endereço: https://doi.org/10.14417/ap.21

Lizias, S.(2010). Epistemologia Gestáltica e a Prática Clínica com Criança. Em Anthony, S.(Orgs) A clínica gestáltica com crianças Caminho do Crescimento. São Paulo: Summus.

Neto, A. A. L. (2005) Bullying  comportamento agressivo entre estudantes. Retirado dia 18 de abril de 2018 do endereço: http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06

Oaklander, V. (1980). Descobrindo crianças: a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: Summus.
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Sobre a autora:

Carolina Duarte de Oliveira, psicóloga (CRP 09/012002), graduada pela PUC-Goiás (Brasil), pós-graduanda em psicologia clínica com ênfase em Gestalt-terapia.

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