O incentivo e o encorajamento são necessários nas
atividades escolares, em atividades que a criança realiza com a família ou em
outras situações do dia-a-dia. Quando a criança participa dos acontecimentos em
sua casa ela fica mais informada, mais alerta e mais motivada para outras
aprendizagens. Ao participar da vida familiar, adquire de maneira mais fácil,
as habilidades que são necessárias para a aprendizagem escolar. Ao entrar na
escola, irá aprender a ler e a escrever, se já tiver alguns conhecimentos
prévios ficará mais fácil, ou seja, é necessário ter adquirido várias
habilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita.
As crianças desenvolvem algumas habilidades sozinhas, como
por exemplo: atividades motoras, correr, pular, pegar brinquedos, etc, outras
habilidades será necessário que alguém a ensine, por exemplo: ler, escrever,
andar de bicicleta, etc. É importante incentivar a leitura e a comunicação, um
recurso para o aprendizado da leitura é expressar as ideias através da
linguagem. Para que a criança consiga isso, ela precisa receber informações sobre
objetos, saber do que existe no ambiente, para depois conseguir falar e
escrever sobre tudo isso.
Não é necessário que a família faça atividades
difíceis, no dia-a-dia podem ocorrer situações que a mãe e o pai podem aproveitar
para fazer a criança participar, por exemplo: na hora de cozinhar, a mãe pode
pedir à criança que coloque a quantidade necessária de arroz, ao arrumar a mesa
para as refeições a criança pode ajudar, essa é uma forma de ensinar as
crianças. Algumas crianças podem oferecer uma resistência, é importante que os
pais incentivem e insistam nessa participação. É importante incentivá-la a
expressar suas experiências e opiniões, pois assim enriquece seu vocabulário, melhora
sua aprendizagem escolar, desenvolve sua linguagem, criando conhecimento do
mundo em que vive, e é motivada a aprender coisas novas. Essa comunicação contribui
para que a criança a tenha noção de espaço, tempo, valor, leitura e a escrita, e
contribui para o desempenho das suas atividades escolares. Os pais podem
aproveitar os percursos em que acompanha o filho e motivá-lo de várias formas.
É importante lembrar que estamos constantemente
aprendendo, e temos oportunidades para enriquecer nosso mundo e o mundo das
crianças.
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Referência
Parreira, V. L. C., &Marturano, E. M. (1999). Como ajudar seu filho na escola (5ª ed). São Paulo: Ave-Maria.
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Alessandra Magalhães Paraízo Borges (CRP 09/11136), psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com especialização em Terapia Analítico Comportamental pelo IGAC (Brasil), cursando especialização Analítico Comportamental Infantil pelo Instituto Skinner (Brasil). Atende crianças e adolescentes, com ênfase na Análise do Comportamento.
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